segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Anti-tabaco

Manifesto

Tenho ouvido justificações e argumentos contra a proibição de fumar em espaços públicos fechados baseadas na defesa do direito ao suicídio, ou seja que o Estado não tem que interferir com as opções de cada um e com o seu direito de fumar comer doces salgados e outras opções pouco saudáveis.

Estes argumentos para mim esquecem-se só de um pormenor pelo que passo a declarar:

Estou-me completamente cagando para a saúde dos fumadores podem fumar até rebentar como sapos;

O problema sou eu e a minha qualidade vida, podem rebentar mas longe de mim, pois eu tenho o direito à minha saúde e a matar-me com vícios que em nada prejudico os outros como o doces a comida condimentada o sedentarismo etc.

Estou farto de comer em locais em que qualquer alarve empesta o ambiente não só atacando a saúde do próximo como tirando o prazer de degustar uma boa comida e um bom vinho, que tantas vezes não só é um custo económico como uma expectativa de prazer.

Quando tenho que libertar flatulências bem mais urgentes e involuntárias do que um cigarro tenho o respeito pelo próximo de não o fazer. Quando tenho que tossir ou espirrar de modo não controlável tenho o cuidado de tapara a boca.

Estes alarves sem educação e civismo não se ensaiam de a primeira coisa que fazem quando entram numa local de refeições é puxar por um cigarro e da ultima, às vezes, muitas vezes repetida é puxar de cigarros e em alguns casos, num sinal de ostentação alarve, de charutos que como sinal de opulência consegue prejudicar muito mais gente.

Penso que todos temos o direito de entrar num local publico e o único modo de o garantir a todos é se não fumarem pois um fumador pode entrar num local sem fumo mas o inverso só é possível com prejuízo da saúde e prazer de quem nada contribui para isso.

Há locais em que já há alguns anos nem entro tal é a qualidade do ar que se respira, não sou adepto de discotecas e ‘boites’, mas a muitos bares de que até gostava não me atrevo a entrar e gostaria de voltar a frequenta-los.


Choca-me ler algumas pessoas que admiro, como Alçada Batista, para quem abro um excepção quando ao “estar-me cagando com a saúde” não entendam que é este realmente o problema.

Já agora (em média estatística, ou seja à excepções), além do já referido nos locais de refeições, repararam no nível cívico dos fumadores? São beatas, acessas até se auto extinguir, pelo chão, à beira das estradas pelas janelas de carros e apartamentos e já contaram a quantidade de beatas por m2 de areia da praia?

Agora só vai faltar ser apelidado de fundamentalista e de delator quando fizer respeitar os meus direitos.

(2008-01-02) Quanto aos que apelidam estas medidas de atentatórias da liberdade, e até de fascistas já tenho ouvido, posso apenas dizer de que para mim foram um autentico 25 de Abril respiratório, a minha liberdade aumentou em muito, posso frequentar locais que me estavam interditos e não tenho peso nenhum na consciência pois não estou a impedir ninguém de os frequentar.
Tejo Branco - 2007-12-30 (de tarde)


domingo, 30 de dezembro de 2007

Subscrição

Quénia: turistas portugueses fora de perigo

Abri uma subscrição para pagar uma viagem, urgente, do nosso primeiro para o Quénia, se formos rápidos e eficientes pode ser que tenhamos a sorte de ele ficar por lá.
Bom se tivermos azar e sair branco lá temos que gramar com ele de volta, mas como em qualquer jogo normalmente não se ganha nada.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

E se fosse ao contrário?

Se um administrador de um banco privado se passasse para a CGD levando todo conhecimento desse banco, estratégias, principais clientes, etc.?
Só seria possível com uma lavagem profunda ao cérebro.
Assim como é, não há problema, o Estado é que fica prejudicado!
Já agora se não fosse a espionagem bancária de alto nível desta transferência, como é que seria possível os privados aceitarem uma abrunho como o Lara?

A falta de nojo ou os sete pecados capitais da dança Caixa-BCP . [Do Portugal Profundo]

Presépio


É só rir

Porquê tanta galhofa?

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Aumentos na electricidade

«Enterrar os cabos de alta tensão vai aumentar o preço da electricidade. A Rede Eléctrica Nacional (REN) admite que o preço, na pior das hipóteses, pode subir 40%.»

Estes também já aprenderam com o Governo a voltar portugueses contra portugueses para obterem o máximo de lucro possível.

Uma singela Homenagem

Perdeu-se uma MULHER de enorme coragem.


Foi também para isto que os dólares injectados nas madraças paquistanesas serviram, geridos pelo aliado General Pervez Musharraf para além de criar a Al-qaeda.

Mais uma vergonha para a diplomacia mundial

Promiscuidade, dinheiro, as ditas e os filhos das ditas

Não conseguia escrever nada melhor.

«No mesmo país em que uma cadeia de grandes superfícies processou uma velhota por supostamente ter roubado um creme de beleza no valor de 3,39 euros, o maior banco comercial português perdoa dívidas da ordem dos duzentos milhões de euros aos amigos da administração sem que nada aconteça. E ainda vêm tranquilizar o mercado porque esses prejuízos estão reflectidos nas contas do banco, isto é, roubaram aos accionistas e ainda vão ganhar algum por conta dos impostos que não serão cobrados porque o “roubo” foi convertido em prejuízo

Mensagem de Natal do nosso 1.º




Em que raio de país é que este gajo vive?
Ah! já sei deve ser em PortogAll... ou será na West Coast?

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

É preciso ter lata

"«Todas as expressões de ateísmo, todas as formas existenciais de negação ou esquecimento de Deus, continuam a ser o maior drama da humanidade, que tiram todo o sentido ao Natal, que é a exultação e o grito de alegria e de esperança que brotou do reencontro do homem com Deus», destacou José Policarpo, na missa do dia de Natal, na Sé de Lisboa."

Pois é as guerras e atrocidades sempre foram efectuadas por ateus. O rol ao longo da história é arrepiante, cruzadas (incluindo para massacrar em Constantinopla), conquista de território (por muçulmanos) reconquista (por cristãos), massacres e queimas de Judeus e de não católicos em geral, guerras entre católicos e protestantes, atrocidades na evangelização, ataques terroristas em nome de Deus, reconquista de territórios após quase 2000 anos para estabelecer um estado para o povo eleito, isto só o que me veio à cabeça ao ouvir tal sumidade dizer alarvidades.

sábado, 22 de dezembro de 2007

entrevista ao "às vezes"

«Quais devem ser as Funções do Estado?
O Estado deve sair do ambiente, das comunicações, dos transportes, dos portos, e na prestação do Estado Social deve contractualizar com os privados e acabar com o monopólio na saúde, educação e segurança social.

Se houvesse eleições hoje, diga três razões para os portugueses votarem em si.

Primeiro: ter um PM que acredita que Portugal pode, nesta geração, ter um crescimento que duplique ou triplique o actual;
segundo, a aposta radical que eu faço de, em meia dúzia de meses, desmantelar de vez o enorme peso que o Estado tem na sociedade portuguesa e que oprime as pessoas. Finalmente, a ideia de que todas as reformas que têm de ser feitas o podem ser em seis meses. É possivel pôr os portugueses a escolherem a escola dos filhos sem perderem os apoios do Estado em seis meses, a escolher o hospital e a terem o mesmo financiamento, a descentralizar competências nas autarquias locais, a privatizar os sectores da economia que referi, a avançar com a reforma da administração publica. É preciso dizer aos portugueses que a sua vida pode mudar já.»

Sim senhor, aqui está um grande estadista com provas dadas na sua câmara, é esta a alternativa ao Sócrates, por este andar se o povo não abre os olhos e só vê esta aventesma como alternativa só resta a imigração.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Condução de motociclos até 125cc

A Comissão Europeia criou uma normativa (directiva 91/439/CE) para que seja possível a condução de motociclos até 125cc por possuidores de carta de categoria B (ligeiros).
A aplicação desta normativa traria vários benefícios:
- diminuição de consumos de combustível;
- diminuição dos níveis de poluição;
- diminuição dos problemas de trânsito;
- Menos dificuldade de estacionamento.
Outro aspecto, em termos de segurança: andarmos de mota torna-nos melhores condutores de carros.

Portugal é dos poucos países da UE onde esta normativa está ainda por ser implementada.

Intervalo para publicidade


Proponho este nome para uma nova rede virtual de telemóveis penso que alguém possa comprar a ideia, estão pessoal do Norte? É só apresentarem propostas de compra da ideia, vendo barato. Podem licitar na caixa de comentários, não se inibam.
Já imaginaram as potencialidades para os anúncios televisivos e de rádio?

Governo dá 12 milhões a quem arrancar vinha

«A reforma prevê que sejam arrancados 175 000 hectares de vinha em toda a UE, estimando-se que 10 a 12 mil em Portugal. Os agricultores que desejem abandonar a actividade nos próximos três anos terão direito a um subsídio, que no total ascende a 12,4 milhões de euros

Mas não era este um sector de sucesso?
Se calhar o sucesso foi de mais, é necessário vender o vinho a martelo da Europa central e do Norte, que nem no rótulo é indicado que é feito de açúcar sacarino.
Mais uma prova do sucesso destas negociações para a Alemanha e outros não para nós…

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Plateia às moscas para Sócrates em Bruxelas

«O chefe do Governo português, José Sócrates, esteve ontem no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para o fazer o balanço da presidência portuguesa da União Europeia (UE). A sessão plenária estava praticamente vazia, com pouco mais do que os líderes de cada família política
Este é o destino dos lacaios lambe botas.

Mais uma desta canalha

«partir de 2009, a taxa social única dos funcionários públicos será de 12,5% enquanto que os trabalhadores do sector privado descontam apenas 11%

Dizem estes Filhos da Puta que «o objectivo é continuar a aproximação das condições dos trabalhadores da Administração Pública aos do sector privado» é preciso ter lata…

Já agora se não vai haver despedimentos de funcionários públicos com o actual vínculo definitivo porquê criar o desconto? (*)
Os anjinhos que ainda acreditam nas promessas desta gente pensem bem...

(*) 2007-12-21 parece que afinal ainda não é para estes funcionários, são os bons jornalistas que temos que com a sua furia contra os funcionários 'acrescentaram um ponto'.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

A dor da gente não sai no jornal

Retirado do Sem Muros (Miguel Portas)

«Uma pequena e triste nota, numa Europa tão desenvolvida.Na madrugada da passada sexta-feira, morreu um sem abrigo que, juntamente com um outro companheiro de sorte, se abrigava por trás de uns prédios próximos da minha casa. Não, não foi um qualquer ataque de vândalos ou coisa parecida; foi o seu companheiro que, pela manhã, ao tentar acordá-lo, verificou que estava morto e se apressou a alertar quem pudesse chamar as autoridades. Provavelmente, terá morrido de frio, de má nutrição, de todas as faltas de todas as coisas. Morreu, certamente, do abandono de uma sociedade madrasta que continua a não ter lugar para aqueles que, pelas mais diversas razões, já não podem produzir.

Estes são os episódios que a imprensa não noticia, porque não
têm importância.

Citando Chico Buarque, “a dor da gente não sai no jornal.” »
Antonieta

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O Tratado… descodificado

Até que enfim alguém tenta explicar, obrigado Miguel Portas pelo menos pelo esforço. É obrigatório ir acompanhando.

Salário Mínimo em 2008 será de 426 euros

«O salário mínimo nacional em 2008 será de 426 euros, segundo o acordo alcançado hoje em concertação social.O acordo prevê assim um aumento de 5,7 por cento, o mais alto, pelo menos, desde 1997»

Em valor absoluto é muito pouco mas se o esforço se prolongar durante alguns anos é positivo.
Aplaudo o aumento, estranho mas o governo cumpriu o acordo.
Já agora quando foi criado o índice 100 na função pública foi descrito com o salário mínimo da função pública.

Em 1991: o índice 100 da Função Pública era - 40 200$00
O salário Mínimo era ---------------------------- 40 100$00
Em 2008: o índice 100 da Função Pública será – 333,61 €
O salário Mínimo será ---------------------------- 426,00 €
Não contado ainda com um aumento de 0,5% dos descontos dos F.P..
(11% aos privados 11,5% aos Funcionários)

Funcionários Públicos motivados, não é?

Ao contrário de muita gente estou contente com o aumento para quem ganha tão pouco, para além disso cada vez mais funcionários estão apanhados por este salário e passou a existir um congestionamento de categorias no fundo da tabela a que corresponde o salário mínimo.

Portugueses têm menos 25% de poder de compra

«Em 2006, Portugal voltou a perder terreno em relação à União Europeia. Em termos de poder de compra, o país aparece em 19º lugar, atrás de países como Malta, República Checa, Eslovénia e Chipre.
Em 2006 o poder de compra dos portugueses desceu. Segundo dados divulgados pelo Eurostat, o nosso poder de compra está 25% abaixo da média da União europeia. Dos 15 Estados-membros da antiga União Europeia, só Portugal e a Grécia não atingem essa média. Os números ainda mostram que os quatro novos países da UE - Malta, República Checa, Eslovénia e Chipre - já ultrapassaram Portugal.»

Mas qual será o país de que o nosso primeiro fala? Lá está tudo a melhorar, mas no Portugal onde vivo é isto...

Orçamento de Lisboa

em: 'Gente de Lisboa'
«Começo com o que acho mais escabroso: 3.854.358 Euros para a Associação de Turismo de Lisboa (ATL).
O que faz esta associação? Qual o seu Plano de Actividades? Onde estão os Relatórios de Contas? Como avalia a Câmara o desempenho da sua Direcção, há longos anos, aliás, aos comandos da Associação?
Nada se sabe. É uma névoa total.
E qual a estratégia do município para promover o Turismo em Lisboa? A sua única estratégia é injectar dinheiro na ATL?
Mais:
Moda Lisboa: ----------- €112.612;
Rock in Rio ------------- €142.755;
Rally Lisboa Dakar ---- €380.680;
Festival de Pirotecnia - €142.755;
Festival de Magia ------ €109.446;
Festa de Fim de Ano -- €190.340! Quase 40 mil contos? Que raio estarão eles a programar?»
O bem pode denunciar mas o regabofe continua...

domingo, 16 de dezembro de 2007

Esmeralda

Não gosto de opinar num assunto em que a única opinião que tenho é que a Justiça portuguesa é uma merda.

No entanto:
"Segundo o relatório, os contactos que tiveram lugar em Novembro «correram bem» e a menor andou «às cavalitas do pai», tendo referido mesmo que «queria mais visitas»". em Portugal Diário

Não levem a criança ao picadeiro senão a Justiça ainda a entrega ao cavalo.

Um esclarecimento necessário

«Protestos em Estrasburgo. Um esclarecimento necessário
Dez 12, 2007 por miguel portas
Vários orgãos de comunicação estão a noticiar que o grupo em que o Bloco de Esquerda se integra no PE procurou obstruir a intervenção de José Sócrates hoje no plenário de Estrasburgo. Esta informação, que não é verdadeira, levou-me a fazer a seguinte nota de esclarecimento:

sábado, 15 de dezembro de 2007

Câmara atribui 400 mil euros ao Lisboa-Dakar

«A proposta de atribuição de 400 mil euros à João Lagos Sport, promotora do rali, foi aprovada com os votos contra de Helena Roseta e Sá Fernandes

Não há dinheiro para pagar dividas, será que isso não é uma má imagem? Gasta-se 400 mil dados a um privado para melhorar a imagem, não era mais lógico pagar a quem se deve? Não deve haver problema, aumenta-se o IMI e outros impostos.

Lisboa: Câmara dá 400 mil euros para Rali, Sá Fernandes vota contra.

Porque nunca se enganam para cima?

«Ontem, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que a inflação média anual atingiu em Novembro 2,4 por cento. A um mês do final do ano, se os preços ficassem congelados em Dezembro a inflação anual seria de 2,4 % . E se assim for será 0,3 pontos percentuais superior à previsão do Governo. » [Correio da Manhã]

Mais uma razão para os Funcionário Públicos ficarem contentes.
Reparem na sondagem/votação do Correio da Manhã e constatem como a campanha de difamação do Governo para atirar a responsabilidade do estado da administração para os trabalhadores ilibando os governos e dirigentes. Parabéns Sr. Sousa.

Isto não iliba a estupidez endémica, como gostava de imigrar para um local em que o Povo ao menos soubesse somar.

Tratado

Porque será que cada vez que esta cambada comemora sinto que estão a gozar com o Povo, que é quem tem que pagar estes luxos todos.

Ver imagem e ler comentário. [WEHAVEKAOSINTHEGARDEN]

Mais promessas desta vez, Creches


Uma das melhores creches do País (no LNEC) vai fechar por decisão do Governo, sem qualquer justificação.

Depois querem que acreditemos em mais esta promessa…

Para quem defende que as creches privadas saem mais baratas como não deviam sair pagando metade aos trabalhador todos precários, poupando ao máximo em alimentação e cobrando o máximo por esta e por todos os extras! Mas pensando a médio prazo não é necessário fazer muitas contas para perceber que sai caro, muito caro.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Oiçam as pessoas

Cópia integral do Arrastão

O processo para estabelecer uma constituição na União Europeia prossegue com o objectivo de implementar o próximo tratado antes das eleições europeias de Junho de 2009. Mas este processo não pode continuar sem a participação directa e a aprovação dos povos europeus. O próximo tratado da UE não pode ser estabelecido sem se ouvirem as pessoas!

X09.eu visa recolher assinaturas de toda a UE apelando para um referendo sobre o próximo tratado europeu.X09.eu é o desenvolvimento da Carta Aberta aos Primeiros-Ministros endereçada após a Cimeira de Berlim de 25 de Março de 2007 e assinada pelos seguintes 10 deputados do Parlamento Europeu pertencentes a sete diferentes grupos políticos:

  • Anna Zaborska, Eslováquia (EPP);
  • Panayiotis Demetriou, Chipre (PPE);
  • Max van den Berg, Holanda (PSE);
  • John Attard-Montalto, Malta (PSE);
  • Diana Wallis, Reino Unido (ALDE);
  • Silvana Koch-Mehrin, Alemanha (ALDE);
  • Ryszard Czarnecki, Polónia (UEN);
  • Gérard Onesta, França (GREENS/EFA);
  • Tobias Pflueger, Alemanha (GUE);
  • Jens-Peter Bonde, Dinamarca (IND/DEM).

X09.eu é apoiado por outros deputados do Parlamento Europe e ONG’s em todos os 27 estados membros.

Publicado por Daniel Oliveira

Sobre a Comunidade Vida e Paz

É lamentável o que aconteceu à Comunidade Vida e Paz mas, felizmente esta organização tem como apoio uma das mais ricas instituições mundiais, que é a Igreja Católica, a venda de qualquer anel de Patriarca, chegaria para pagar uma ceia de Natal. Não critico estas acções da Igreja aliás é das coisas que eu até louvo, mas não acho que pertencendo a uma organização podre de rica tenham necessidade do meu apoio.

Lamento que os nossos ladrões estejam a aprender com os Governantes e que tenham passado a roubar o que é destinado aos pobres.

Existem instituições de solidariedade social que não tem apoio de nenhuma internacional riquíssima, como a Igreja Católica, e que necessitam imenso do nosso apoio.

Como sugestão lembrava outras instituições que ajudam quem mais necessita sem que tenham como objectivo ganhar o Céu, mas sima a ajuda desinteressa:

A AMI além das acções de apoio a nível internacional, apoia em Portugal, todo o ano, quem mais necessita, mantendo os centros PORTA AMIGA, ABRIGOS NOCTURNOS, uma EMPRESA DE APOIO A DOMICÍLIO e uma EQUIPA DE RUA.
Donativos – pedir recibo do donativo para lançar no IRS, que será enviado contra o talão do Multibanco.
Entrega de donativos em roupas ou outros bens (brinquedos, comida, etc) nos Centros Porta Amiga por todo o país.
Como entregar 0,5% dos seus impostos

Existe também entre outras organizações como os Médicos do Mundo e basta olhar à nossa volta para encontrar gente abnegada que necessita de apoio para potenciar a sua acção.

Sócrates

Ontem ouvi um pouco do debate na AR.

Ficou-me a pergunta. Sócrates é 1º Ministro de que País?

Não deve ser a Portugal que ele se referia, as viagem devem ter causado a confusão e pensa que está noutro sitio...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O inicio do fim da democracia

«Combate ao cancro do colo do útero rastreia mães e filhas

A Direcção-Geral de Saúde tem um conceito original para prevenção do cancro do colo do útero. O rastreio a esta doença, que é diagnosticada a centenas de portuguesas anualmente, vai agora incluir uma nova geração. A idéia é conseguir rastrear duma só vez, adolescentes e as mães que as acompanham. Escute mais pormenores na reportagem do jornalista Jorge Correia.» [Antena 1]

Ou seja as mulheres que não têm filhos não contam, deve ser de propósito, não querem gerar futuros imigrantes, mas mais grave as mães de filhos ficam de fora. Ou seja as mulheres são tratadas pelo serviço nacional de saúde de acordo com o sexo da descendência, é mais ou menos como na China mas ao contrário.

Primeiro foi o socialismo às malvas, agora vai indo a democracia.

Convêm esclarecer que o teste proposto, não é a detecção da infecção pelo papiloma vírus, mas sim se já têm lesões cancerosas ou pré-cancerosas.

O que estes brilhantes jornalistas nunca esclarecem é que a análise para detectar infecção pelo vírus, é cara e não é comparticipada pelo Estado, fica mais barato deixar morrer algumas mulheres.

Tive um sonho

«Fonte policial indicou que, aparentemente, este caso não está relacionado com o assassinato de um outro segurança, há cerca de uma semana, na zona ribeirinha da Alfândega, mas com "um ajuste de contas" entre grupos rivais da noite.»

E se o ”conflito” entre o PS e o PSD fosse resolvido assim? Teríamos que agir como a polícia ‘é um ajuste de contas, deixa matar’.

Era um bonito sonho…

Para uns, nada. Para outros, tudo

de SANTANA CASTILHO
«É legítima a revolta: então temos funcionalismo em excesso e depois vamos contratar serviços no exterior ? O refúgio dos políticos censurados na praça pública é geralmente a legalidade dos actos censurados. Como se a moral e a ética não existissem e não precedessem a invocação da capa asséptica da lei. »

Ministro da educação contrata 2 vezes o mesmo trabalho

Sócrates admite mais desemprego em ano de eleições

Mas afinal para quem é que eles governam?
Não respondam, eu sei! Só não entendo o apoio que lhe dão, continuem a votar neste bloco central e não se queixem (bom é isto que esta carneirada já faz não se queixar, apenas lamuriam).


«Governo revê em alta desemprego para 2009. Executivo envia esta semana Novos números para Bruxelas: taxa passa de 6,6% para 7,2%.»

“O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons!

Um artigo de Gracia Pereira que sistematiza de forma bastante boa o estado do país e da sua governação. Um pouco longo mas vale o tempo de leitura.


«Enquanto os discursos oficiais (e também os seus amplificadores de muitos watts de saída em que se transformaram a maior parte dos órgãos e agentes da nossa comunicação social) proclamam e descrevem um país de progresso, de bem-estar e prosperidade, a realidade nua e crua é, afinal, e cada vez mais bem diferente.»

sábado, 8 de dezembro de 2007

"Cimeirómetro"

Proponho a construção de um “Cimeirómetro” algures no Saara, era um bom local e de uma vez por todas deixavam de chatear quem trabalha para os alimentar.
Poupava-nos a estas companhias pouco recomendáveis com que nos temos que confrontar que depois de praticarem os maiores crimes contra os Povos ficam com medo mas não com arrependimento.
O local apontado parece-me reunir todas as condições, ai penso que não chateariam ninguém:

Cristovão Colombo era (mesmo) Português ?

De uma coisa já toda a gente tem a certeza ele não era Italiano, o mais provável e lógico é que era Português em alternativa mas menos provado seria a origem Catalã.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

São estes os governantes que temos, viva a coerência

Este portal

Foi inaugurado, com a presença da Ministra da Educação, depois espantam-se com os resultados a Português…
É esta a qualidade e coerência de quem nos governa.

Foi você que pediu um novo contador de electricidade?

Viva o mercado Ibérico!
Para o espanhóis à borla para nós a pagantes (0.91€ x 20 x 12 = 218,4 € + IVA = 264,26 €, já não falando que estes não vão durar 20 anos).

Redução de custos de trabalho (mais desemprego), optimização da gestão do consumo da energia de cada um com repercussão na gestão energética, não são grandes benefícios para a empresa?

Os argumentos de um representante da entidade reguladora (a tal que queria aumentos de electricidade com 2 digitos) um Sr. José Afonso (à nomes cuja utilização devia ser proibida em certa gente) é que os contadores trazem vantagens aos clientes e que estes poderão poupar com uma melhor gestão horária, por isso a empresa tem o direito de se apoderar desse beneficio. Além disso esqueceu quem é o principal beneficiário, os espanhóis compreenderam isso.
«A telecontagem foi escolhida por Espanha, mas o governo de José Luís Zapatero já anunciou que serão os operadores e não os consumidores a pagarem a factura dos novos contadores.» [TSF]
Novos contadores da luz pagos por consumidores [JN]

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Governo recua na criação de uma taxa sobre os sacos de plástico

Notícia do Público

Mas alguém de explica qual é o problema com os sacos plásticos? e as restantes embalagens de plástico?
Será que também aqui voltámos aos anos 60, em que tínhamos de levar as garrafas e frasquinhos para comprar, azeite, petróleo, álcool, perfume, etc, e levar as bolachas, biscoitos, arroz, sal, feijão, grão, farinha, rebocados em cartuchos de cartão com fundo de pedra?
Porque as outras embalagens de plástico nós, normalmente, não reutilizamos, mas os sacos são usados para por o lixo, basta os senhores governantes analisarem o contentor que têm à porta. Por isso penso que este problema prendesse com a necessidade de nós comprarmos sacos para acondicionar o lixo e não utilizar estes gratuitos. Ou seja a quantidade de sacos manter-se-á.
Isto não invalida uma campanha para a reutilização dos sacos sobrantes de modo que não vão parar ao lixo sem utilização.

Impunidade

CONDENADO POR MATAR E FUGIR [Correio da Manhã]
«Um empresário da Batalha, de 42 anos, que abalroou um homem, e fugiu e ainda simulou o furto do carro, foi ontem condenado pelo Tribunal de Leiria a uma pena única de 18 meses de cadeia, suspensa por igual período, pelos crimes de homicídio por negligência, omissão de auxílio e simulação de crime. O acidente ocorreu em Janeiro de 2005 e a vítima, Joaquim Santos Ferreira, de 61 anos, residente em Porto Carro, Maceira (Leiria), seguia de motorizada na Estrada dos Guilhermes quando foi colhida pelo Opel Corsa conduzido por José Azevedo, falecendo de imediato. Apesar da violência do choque, José Azevedo não parou e procurou afastar-se do local, esperando pela manhã seguinte para participar o alegado furto do carro às autoridades, chegando mesmo a indicar suspeitos. Só mais tarde, ao ser confrontado com os indícios recolhidos pelas autoridades, é que assumiu os factos.»

Que raio de justiça é esta?
Mata foge encobre e não lhe acontece nada?
A notícia é um autêntico conto de terror.
PS. Não vem a propósito mas Que pena Sócrates não andar de motorizada.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Quem mandou calar o PS?

«O PS, tal como o Bloco de Esquerda, apresentou um voto de protesto contra as declarações do embaixador dos Estados Unidos da América, por manifesta ingerência nos assuntos internos de Portugal, mas no momento da votação o voto de protesto do PS foi retirado, tendo apenas sido votado o do Bloco que teve o apoio do PCP e dos Verdes.»[RTP]

ASAE Fechou Ginginha do Rossio III

Entrevista CM: António NunesMetade da restauração ou se renova ou fecha - Presidente da ASAE

«- Como no caso da ginginha?
- Nós não temos nada contra a ginginha. Agora temos é contra a porcaria que estava na ginginha. Que se venda a ginginha. Não temos nada a ver com isso. Não podemos é vender com sarro no chão e com os copos a serem passados em alguidares. Como os velhos copos de três. Lembro-me que o copo era passado por um alguidar todo preto e por outro mais ou menos branco. Se acham que é isto a tradição portuguesa tudo bem. Agora a ASAE tem de cumprir a lei. E a lei não permite essas práticas. Só com uma cláusula de excepção do tipo “Portugal pode continuar a lavar os copos de três em água preta”. E nós deixamos. Não temos problema nenhum. Algumas críticas são mesmo injustas. E se fechássemos os olhos éramos logo corruptas. A ASAE faz cumprir a lei.»

Bom se for verdade!!!
Mas porque raio as duas últimas vezes que lá fui me servirão em copos de plástico? que aliás como é próprio dos portugueses sujavam os passeios em redor.

Estou farto destes gajos

Esta canalha

«O PSD, que usou e abusou de uma maioria absoluta na Assembleia Municipal que não representa a vontade do eleitorado para criar uma crise artificial na capital, apresentou uma solução de compromisso para aceitar o empréstimo para saldar as dívidas que o próprio PSD deixou. 400 milhões de euros e não se fala mais nisso. Uma redução de 100 milhões. No final, o acordo proposto pelo PSD foi aprovado com a abstenção dos deputados...do PSD. Começa a não haver palavras para descrever as trapalhadas deste partido.» [Zero de conduta]

A representatividade dos presidentes de junta de Lisboa:
Ameixoeira ------- PSD 30% -- PS-PCP-BE 62%
Pena --------------- PSD 30% -- PS-PCP-BE 60%
Benfica ------------ PSD 38% -- PS-PCP-BE 53%
Campolide -------- PSD 33% -- PS-PCP-BE 55%
Prazeres ----------- PSD 32% -- PS-PCP-BE 56%
Sto Condestavel -- PSD 33% -- PS-PCP-BE 57%
S. João ------------- PSD 31% -- PS-PCP-BE 59%
ETC ETC ETC, em suma uma serie de presidentes de junta ,que em nada dignificam, nem são representativos dos cidadãos de Lisboa, que dizem representar…
Francisco Crispim

Vamos lá estudar o calendário

Depois de ler "2008: saiba como ter 144 dias de férias", fiquei um pouco mais animado.
Nunca pensei chegar a este estado de ficar contente por não trabalhar, mas com estes Governos tenho cada vez mais dificuldade em me levantar para vir aturar isto.

Informação útil:
Conheça os feriados e as suas «pontes»
- 1 de Janeiro, terça-feira, Dia de Ano Novo;
- 5 de Fevereiro, terça-feira, Carnaval;
- 21 de Março, sexta-feira, Sexta-feira Santa;
- 23 de Março, domingo, Páscoa;
- 25 de Abril, sexta-feira, Dia da Liberdade;
- 1 de Maio, quinta-feira, Dia do Trabalhador;
- 22 de Maio, quinta-feira, Corpo de Deus;
- 10 de Junho, terça-feira, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades;
- 13 de Junho, sexta-feira, Santo António (feriado em Lisboa);
- 24 de Junho, terça-feira, São João (feriado no Porto);
- 15 de Agosto, sexta-feira, Assunção de Nossa Senhora;
- 5 de Outubro, domingo, Dia da Implantação da República;
- 1 de Novembro, sábado, Dia de Todos os Santos;
- 1 de Dezembro, segunda-feira, Restauração da Independência;
- 8 de Dezembro, segunda-feira, Imaculada Conceição;
- 25 de Dezembro, quinta-feira, Dia de Natal.

Que alivio. Uff!

Afinal o desemprego, não é de 8,5% mas 8,2%, que alivio...

Já há professores e médicos a recorrerem ao Banco Alimentar Contra a Fome, não há notícia que nenhum politico tenha recorrido a este banco.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Progresso!

O Governo pretende que voltemos ao Sec XVIII, horários de trabalho muito superiores a 8 horas e sua desregulamentação total, perdas nas reformas, segurança social, saúde só para quem pode pagar etc.

Não pretendia falar de futebol, nem mesmo de questões relacionadas, mas ontem seguindo na 2ª Circular (Lisboa) compenetrado para manter o porteiro nos 80 Km/h vi pelo retrovisor a aproximação de pirilampos azuis, era noite próximo das 22h, afastei-me para dar passagem, qual não é o meu espanto quando passam a alta velocidade, superior a 100 km/h de certeza, 3 batedores de mota da PSP um autocarro e um carro descaracterizado com um pirilampo azul, quem seria que ponha a vida dos utentes da via em perigo decerto teriam que ir em socorro de alguém em risco. Não era nada disso a camioneta era de uma equipa de futebol, (qualquer coisa de Leiria). Não bastava os políticos para arrotarem postas de pescada quanto à segurança rodoviária e depois deslocarem-se a 200Km/h como ainda temos que ser postos em perigo por estes senhores que não fazem nada de útil na vida, ganham como nabados e têm mordomias da polícia, que não consegue garantir uma segurança mínima aos cidadãos contribuintes e ainda por cima põem a sua vida em risco e transgride todas as leis de trânsito (que autoridade moral!).

Outra imagem edificante é a das deslocações das claques, parece que estão acima de qualquer lei, podem agredir roubar vandalizar impunemente nada lhes acontece por contraste qualquer grupo de trabalhadores em luta pelos seus direitos tem logo direito ao carinho da polícia. As imagens das deslocações fazem lembrar a chegadas de touros enquadrados por chocas e campinos, acho que o nível de racionalidade dos animais está muito próxima, com a agravante que aos touros eu compreendo, estão contra vontade fora do seu ambiente mas os outros não consigo entender. Aqui este progresso leva-nos aos primeiros séculos da nossa era.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Sindicato dos Quadros Técnicos - UGT





Era bom...


Greve: «80 por cento de adesão»
2007/11/30 10:38

Sindicatos apontam primeiros números e falam numa «grande greve». Governo contrapõe e diz que apenas 20 por cento dos trabalhadores da Função Pública aderiram . Barómetro indica que portugueses concordam com protesto


Publicado em WEHAVEKAOSINTHEGARDEN

Em luta por todos nós

«...com a Greve Geral da Função Pública que a par com os mais desfavorecidos desta sociedade, são as principais vítimas da governação dos sócretinos que, cada dia que passa, mais empurram este país para o buraco do capitalismo, das diferenças sociais e da miséria. Se fosse funcionário público, certamente estaria também em greve. Força que a vossa luta é a luta de todos nós.»

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

EM GREVE


As Bestas voltam a atacar

Funcionária acamada obrigada a trabalhar

«A Caixa Geral de Aposentações diz que uma funcionária pública portadora de lombalgia e cervicalgia degenerativas tem de trabalhar. A Caixa considera que a funcionária de Ponte de Lima não se encontra "absoluta e permanentemente incapaz" para o exercício de funções.» [RTP]

Parece que a cena comovente do Ministro frente às câmaras de televisão não foi seguida pela revogação das instruções enviadas às juntas médicas, para deixarem de poupar e passarem a ser médicas. Já agora, continuo a perguntar, o que diz a ordem dos médicos?
A sensibilidade das bestas II

O «pontapé de saída» da greve geral



Évora

2007/11/29 21:07


«Das instalações do serviço de higiene e limpeza da Câmara de Évora não saiu nenhum carro de recolha do lixo, nem apareceu nenhum funcionário», disse à agência Lusa o coordenador regional de Évora do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), António Luis dos Santos»


Que assim continue


Enfermeiros alvo de pressões
«Tanto o sindicato dos enfermeiros como dos médicos vão aderir à greve da função pública, sexta-feira, sob a forma de paralisação total. A dirigente sindical Guadalupe Simões denunciou que alguns enfermeiros não fazem greve porque são alvo de pressões.»

Bombeiros juntam-se ao protesto da Função Pública
«A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais vai juntar-se à greve da Função Pública, marcada para 30 de Novembro. À TSF, Fernando Curto explicou as revindicações dos bombeiros que passam pela questão das carreiras, horários e a profissionalização do sector.»

Sindicato dos Quadros Técnicos

APELA À ADESÃO À GREVE EM MASSA



GREVE da Administração Pública Amanhã


Penso que é mais que evidente a necessidade que esta greve seja bem sucedida, isso está nas mãos de todos os funcionários. Sabemos que fazer Greve não é barato ainda mais para quem ganha tão pouco.

Mas contra quem não conhece outra linguagem senão a da acção não existe outra alternativa.

Para esta gente que nos governa que não respeita qualquer compromisso do Estado efectuado já à décadas, quanto mais os seus próprios compromissos ou promessa a única linguagem legal possível é a greve. Estas bestas não pensão que quando atacam este direito, levam alguns a acções mais violentas e ilegais, isto por falta de alternativas.

Pensem no que estes canalhas já destruíram quer os nossos direitos como trabalhadores quer os direitos como cidadãos. Para além dos motivos imediatos desta negociação salarial, lembrem-se de:
- Direito à reforma com os tempos de serviço e idade “contratados” quando na admissão. Atacando os trabalhadores que tiveram que iniciar a sua actividade ainda crianças pelos parâmetros actuais (com 14 ou 15 anos);
- Valores das pensões, reduzidas para já para quase metade;
- Despedimentos ou semi-despedimentos para destruir serviços, não para os reformular e recolocar os trabalhadores a trabalhar com mais rendimento;

- Fecho dos infantários, postos médicos e refeitórios, na administração pública;
- Perda de direito à doença dificultando a obtenção de atestados;
- E tantos outros ataques a quem trabalha, como eles fossem os responsáveis pelo estado actual da administração, escondendo os reais culpados os dirigentes e os políticos.

ASAE Fechou Ginginha do Rossio II

"Detida proprietária da «Ginginha» do Rossio. "

Acusada de CRIME. A luta contra a crescente criminalidade no seu melhor.
Teria que ser penalizada por ter desobedecido, mas crime?
Bom mas eu não entendo nada de leis, mas penso saber alguma coisa de Justiça.
ASAE Fechou Ginginha do Rossio.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Cada vez melhor

Até o INEM conseguiram destruir, ou pelo menos degradar seriamente, é o respeito pela vida que estas bestas têm. A solução deve vir em breve com a implementação de um serviço de socorro privado para ricos pois eles não podem estar sujeitos a estes riscos.

«Um idoso morreu na manhã de segunda-feira em Sete Rios, Lisboa, e os seus familiares acusam o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de ter demorado uma hora a enviar uma ambulância ao local.» [DN]
«112 deixa violada sem ajuda» [Correio da Manhã]

Mulheres batem em homens para fazer justiça

«Um grupo de mulheres indianas que se auto-denomina gulabi gang, ou gangue rosa, está a fazer justiça pelas próprias mãos na empobrecida região da cidade de Banda, no norte da Índia
«Dois anos após ter surgido como um grupo organizado, com nome e indumentária característicos, o gangue já deu sovas em homens que abandonaram ou bateram nas suas mulheres e denunciou práticas corruptas na distribuição de comida aos pobres.»

Bom! Os objectivos e programa são correctos, o método, não sou eu que vou criticar quando lutam contra situações tão violentas.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Restaurantes optam por proibição total do tabaco

Era uma óptima notícia, poder pagar bem por um bom prato, um bom vinho e eles não saberem a alcatrão, poder apreciar o aroma e paladar dos alimentos, enfim até custa a acreditar. Para já não acredito era bom demais.

Apelo – luta contra o desemprego

Começamos a deparar nas grandes e médias superfícies comerciais (ex. Jumbo, Pingo Doce, FNAC, etc) com caixas self service (sem operador).

Já pensou que ao usar estas caixas está a contribuir para o aumento do desemprego?

Eu por mim não uso, pense um pouco antes de usar, além disso poupa alguns problemas nas leituras dos códigos de barra.

É um contributo de alguns minutos, nem são tantos assim se analisar bem.

Se Fosse ao Contrário

Mais um estudo sobre o aeroporto de Lisboa, talvez até seja a melhor opção.

Mas o que aconteceria se uma associação de Lisboa fosse opinar sobre o aeroporto do Porto?

Morte no Afeganistão

Primeiro não pretendo ofender os sentimentos dos familiares do falecido, mas fico com a ideia que o Governo e as Chefias Militares ficaram satisfeitos com esta morte. Até que enfim que podem ter um morto para mostrarem-se na televisão. Isto além dos Jornalistas.

É uma morte lamentável, mas não mais do que outros milhares de jovens (e menos jovens) que morrem em acidentes de trabalho ou de viação não se tendo colocado em perigo propositado.

A morte é uma coisa que os mercenários devem ter como natural, não acham?

Um momento de humor negro:
«Sérgio Pedrosa morreu de pé, em serviço no Afeganistão, onde ajudou a difundir os valores da liberdade e da democracia”, disse ontem o major-general Carlos Alberto Jerónimo, comandante da Brigada de Reacção Rápida, “no primeiro momento em que o jovem soldado pisou o solo português”, após o acidente com uma viatura que o vitimou na sexta-feira.»

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

VIGARISTAS

Inflação deverá ficar acima da previsão do Governo
Por Lusa
«O Governo deve voltar a falhar este ano a meta de inflação, completando pelo menos 10 anos de erros nas suas previsões, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística e com as contas realizadas pela agência Lusa.»
.
10 anos de erros para menos, como chamar a isto senão vigarice?Continuem a votar neste dois maravilhosos e honestos partidos.

Anónio Barreto - Eles estão doidos!

Um alerta, depois não digam que ninguém avisou!

Por António Barreto
«A MEIA DÚZIA DE LAVRADORES que comercializam directamente os seus produtos e que sobreviveram aos centros comerciais ou às grandes superfícies vai agora ser eliminada sumariamente. Os proprietários de restaurantes caseiros que sobram, e vivem no mesmo prédio em que trabalham, preparam-se, depois da chegada da “fast food”, para fechar portas e mudar de vida. Os cozinheiros que faziam a domicílio pratos e “petiscos”, a fim de os vender no café ao lado e que resistiram a toneladas de batatas fritas e de gordura reciclada, podem rezar as últimas orações. Todos os que cozinhavam em casa e forneciam diariamente, aos cafés e restaurantes do bairro, sopas, doces, compotas, rissóis e croquetes, podem sonhar com outros negócios. Os artesãos que comercializam produtos confeccionados à sua maneira vão ser liquidados.
A SOLUÇÃO FINAL vem aí » continuar a ler no Sorumbático

domingo, 25 de novembro de 2007

Líder da Juventude Centrista comete gafe histórica

O líder da JC apontou hoje Bernardino Soares como um dos principais protagonistas dos «distúrbios revolucionários» de 1975, altura em que este tinha apenas... quatro anos.[Sol]

Hipocrita

José Sócrates anuncia criação de 275 novas creches

e manda fechar as creches na Administração Pública.

Leituras recomendadas (blogues)

Zero de Conduta:
- Enzo Rossi é um empresário italiano que, durante um mês,
tentou viver com os mil euros que pagava ...
-
E os outros três, Ramos? Nunca te disseram que é feio esquecer os amigos?

Arrastão:
-
E Bush para Nobel da Literatura

Troll Urbano:
-
Do 24 de Novembro

Random Precision:
- A Notificação

Câmara Corporativa:
-"O que fez a Região Militar do Norte no dia 25 de Novembro de 1975?"

Arte de Roubar:
-
O verdadeiro 11 de Setembro

Bitoque:
- 'I love my taser II'

Telelixo pode Matar

No Zero de Conduta

«Svetlana é a mais recente vítima da violência doméstica em Espanha. Tendo aceite participar numa espécie de Fiel ou Infiel (o Diário de Patrícia, no canal Antena3), julgava que ia encontrar um desconhecido em directo. O que esta jovem russa não sabia, porque a produção nunca lhe disse, foi que quem iria encontrar no programa para a pedir em casamento era o seu ex-noivo. O mesmo que já tinha denunciado às autoridades pelos maus-tratos que lhe infligia e que, por isso mesmo, tinha cumprido 11 meses de pena de prisão. Depois de ter recusado o pedido de casamento, em directo, foi assassinada pelo seu ex-noivo.»

(alterado 2007-11-26)

Pelos visto existia uma ordem do tribunal que o impedia de estar a menos de 500 metros da vitima.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Pinhal Novo é nova proposta para o aeroporto de Lisboa

«Apoupança seria de três mil milhões de euros relativamente ao plano do Governo para a Ota. A proposta partiu de Pompeu dos Santos, membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros, e foi entregue ontem ao ministro das Obras Públicas e ao presidente da República. Localizada no Pinhal Novo, a nova estrutura aeroportuária implicaria a construção de uma ponte entre Chelas e Barreiro com três modos de transporte (rodovia, ferrovia tradicional e TGV).»

Bom pode ser boa ideia, mas só agora?

Não seria papel do Governo ter efectuado primeiro um estudo para selecção do possíveis locais, previamente?

O ministério da Educação contratou duas vezes o mesmo advogado para fazer o mesmo trabalho.



Quanto vale ser irmão de deputado?

Consequências das declarações de Barroso

Fosse Portugal um país sério e esta questão seria tirada a limpo até às últimas consequências, o Presidente da República, o Primeiro-Ministro e o Parlamento não deveriam admitir com passividade que o nosso país tenha sido enganado ao mais alto nível sem que sejam extraídas quaisquer conclusões e as consequências devidas.O aconselhamento científico do Primeiro-ministro
O episódio Barroso revela igualmente como é perigoso um primeiro-ministro não ter conselheiros científicos à altura das suas funções.

Além do mais, os comentários dos peritos americanos do Departamento de Energia e dos russos às "provas" apresentadas por Powell eram já conhecidos na altura. A quem recorreu Barroso para confirmar as provas que lhe foram apresentadas, visto que ele não tinha obviamente competência para as analisar»
Para ler integralmente em klepsydra.
.
Está claro que a última coisa que Durão Barroso queria era um cientista por perto para desmascarar a situação. Não passou de uma reunião de criminosos que pelos visto sairam impunes, conseguiram o crime perfeito.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Entrevista a Carvalho da Silva

Entrevista para os trabalhadores lerem e meditarem.

A SAÚDE, O PÚBLICO E O PRIVADO

Transcrição do
A quem serve o «bota-abaixo» do Serviço Nacional de Saúde
por Isabel do Carmo
As críticas nas áreas da Educação e da Saúde feitas pelos partidos da direita, pelos cronistas fazedores de opinião ideológica à direita e pela sua movida tão presente na comunicação social, e particularmente na televisão, têm um objectivo de fundo, expresso ou oculto – apresentar como alternativa os benefícios do sistema privado. Mas como as críticas se baseiam muitas vezes sobre problemas reais, misturam-se em amálgama com as críticas dos partidos mais à esquerda. E estes deixam-se cavalgar e cavalgam as críticas de direita, sem fazerem uma separação higiénica e pedagógica. Há sempre um afã eleitoralista imediato ou mediato que cega e afasta os objectivos estratégicos. Será esta uma irremediável lógica partidária? Ou seja, as críticas centram-se muito mais no governo e nos seus protagonistas do que no sistema e na sua enxurrada. Assim se ajuda a abrir portas ao avanço da direita, do neoliberalismo e dos seus desígnios.
E os desígnios são claros. O programa está definido. Manter o aparelho de Estado na segurança, nas Forças Armadas, na representação internacional e na Justiça. Acabar com o Estado na Saúde, na Educação e na Segurança Social. Este é o Estado não «de direito», mas sim «de direita». Tem o seu modelo nos Estados Unidos. E é o contrário da concepção de Estado que os países escandinavos têm tentado defender. Ou seja, pretendem que os seus impostos sejam reduzidos apenas à sustentação desta malha de segurança, que lhes permite movimentarem-se de forma selvagem contra aqueles cujo trabalho exploram como querem e quando querem. Com os novos líderes do Partido Social Democrata (PSD) e da sua bancada parlamentar está prometida uma marcha triunfal do discurso de facto populista, atrás da qual muitos tambores de esquerda não se importam de ir a aproveitar. Há naturalmente boas excepções e nelas se incluem algumas reflexões e posturas sindicais, que se centram no ataque ao sistema. (...)
Por ISABEL DO CARMO*
* Médica do Hospital de Santa Maria e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
(Continue a ler este artigo nas páginas 1, 2 e 3 da edição de Novembro do Le Monde diplomatique - edição portuguesa.)
quinta-feira 22 de Novembro de 2007

Sobre a América Latina

Crónicas a propósito de Chavez , o que realmente está em jogo.

Crónica de José Manuel Pureza [Antena1]
Crónica de Octávio Teixeira [Antena1]

Uma esperança para os Povos.

Magistrados Não São Funcionários Públicos?

Então o que é que são?


O regime de Carreiras e Remunerações é um vómito deste governo, mas não tem nada a ver com dependências a sua aplicação não leva a nenhuma subordinação ao poder político. O problema é a ameaça às mordomias dos magistrados que são muitas absurdas e isentas de IRS por deliberação dos próprios.

«procurador-geral da República adianta que "começa a haver alguns sinais de que pode estar em perigo a autonomia do Ministério Público", advertindo que não aceitará "ser um procurador-geral dependente do poder político"».

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

"Estudo" da Católica é mentira

O 'estudo' «que foi apresentado no V Congresso da Administração Pública, que aponta para uma má imagem desta, /…/ cuja autoria foi atribuída à Universidade Católica e que afinal – ao que apurou o STE – terá sido de uma empresa que trabalha para outras da construção civil (calcule-se) e resultante de pesquisa efectuada por uma advogada (ao que se julga saber estagiária), exercendo na comarca de Coimbra.»

No vernáculo de Português começa a ser difícil encontrar adjectivos para este Governo!

[Mensagem anterior]

CRIL II

«Observatório aponta «graves defeitos» no último troço
O Observatório de Segurança das Estradas aponta «graves defeitos» no último troço da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), entre a Buraca e a Pontinha, obra adjudicada a semana passada por cerca de 110 milhões de euros. O presidente da Estradas de Portugal acusa o observatório de estar a fazer «futurologia» sobre algo que ainda não está executado.»
[TSF]

Mais uma, então depois da obra feita é que se vai corrigir? Deixa de ser a estrada mais cara, para passar a ser a estrada mais cara com as correcções mais caras, com a velocidade mais baixa, com o maior número de acidentes por Km.
Não digam que ninguém avisou!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Deve Pensar Que os Funcionários São Parvos

«Teixeira dos Santos não revela de que forma os trabalhadores serão compensados, mas assegura que o Governo não passará ao lado dessa questão. Se qualquer desvio se verificar, essa matéria não deixará daqui a um ano em sede de negociação de estar sobre a mesa como tem vindo a acontecer todos os anos, afirmou.»

Esta besta pensa que somos parvos?
Não deixará de ser considerado como foi este ano? E nos anos anteriores?

"como tem vindo a acontecer todos os anos" diz a aventesma, por isso no próximo também será considerado de igual modo, ou seja para o ano voltamos a perder mais poder de compra.

É isto que este génio diz. Nem sei como classificar

Chávez

Tanta preocupação dos nossos comentadores pelo governo negociar com a Venezuela, pelos visto só se pode negociar a com a Arábia Saudita, paradigma da democracia.

Leiam Francisca Gorjão Henriques sobre Chávez.

«Quadro publicado na revista esquerdista e pró-chavista "The Economist", a 17 de Novembro. O venezuelanos são o segundo povo mais satisfeito com a sua democracia na América Latina. »

Talvez Chávez seja um mal educado desbocado, que se quer perpetuar no governo (tipo Rei João Carlos) mas com eleições, mas temos que ter a noção da realidade, criticar o que está mal e falar no que tem melhorado e muito na Venezuela, graças ao petróleo é verdade mas há que gira bem pior esse recurso como Angola por exemplo.

VIVA A FRANÇA!

do trabalho.
Fraternidade

«À greve dos ferroviários, metro e autocarros franceses, que entra no seu sétimo dia, junta-se hoje a greve nacional dos funcionários públicos contra a supressão de postos de trabalho e pela abertura de negociações salariais. As organizações de estudantes decidiram apoiar o movimento e deverão participar maciçamente das manifestações convocadas para todo o país. A ministra da Economia estimou ontem que a greve dos transportes está a custar 300 a 400 milhões de euros por dia. »
É estranho mas encontro muito poucas notícias sobre a situação em França.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

País perdeu 167 mil empregos qualificados com este Governo

«Segundo o jornal,[Diário Económico] o número de trabalhadores com maiores qualificações, que incluem dirigentes e quadros superiores, profissionais intelectuais e científicos e técnicos de nível intermédio, cifrava-se em 1,372 milhões de trabalhadores no primeiro trimestre de 2005, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No terceiro trimestre deste ano, o número destes profissionais empregues tinha recuado para 1,205 milhões, uma quebra de 12% face a Março de 2005.»
Dispensa comentários

Greve na ValorSul - O rosto da democracia

1- Perante um governo que tão assumidamente se coloca no campo da repressão dos conflitos e do reforços da autoridade do Estado, que esperará a direcção do SINQUIFA? Compreensão? Solidariedade? Acaso julgarão que a GNR carrega por acaso e sem ordens expressas do Ministro?
2- Para que serve todo o aparato de uma Confederação e a palavra de ordem «unidade sindical», se quando as coisas chegam a este ponto não existe qualquer tentativa de solidariedade inter-sindical? Se em cada greve os trabalhadores podem contar apenas consigo e nada têm a esperar de outros sectores, que conteúdo prático tem a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses? Quando os trabalhadores de recolha do lixo tiverem que lutar contra uma redução dos seus direitos por parte das respectivas administrações (e parece que a CML, por exemplo, não anda propriamente a distribuir regalias), quem estará do seu lado? Os trabalhadores da Valor Sul?
3- À luz de tudo isto, a opção de organizar manifestações de cara tapada e com meios de protecção contra a polícia pode ser criticada com algum argumento sério? Já sabemos o que é que este governo pensa de protestos ordeiros e piquetes simbólicos. »
Totalmente transcrito do Spectrum

Greve na ValorSul

«Os trabalhadores da Valorsul estão em greve desde terça-feira e por tempo indeterminado, reivindicando um aumento salarial de 3,7 por cento (a empresa oferece entre dois a 3,3 por cento, em benefício dos trabalhadores com remunerações mais baixas) e protestando contra a intenção da administração de reduzir o tempo de descanso entre turnos de 12 para oito horas.»

Esta situação das 8 horas de descanso entre turnos traz-me à memória o meu pai, nos anos 60 e 70 de onde guardo memórias, ele trabalhava por turnos e a violência patronal era tal (no caso a Carris de Ferro de Lisboa) que numa certa época os turnos eram marcados todos os dias ou seja ele muitas vezes quando iniciava o turno é que sabia qual era o seguinte, chegando não poucas vezes a ter que fazer dois turnos consecutivos.
Pelos visto o caminho que se percorre é nessa direcção, 8 horas de intervalo entre trabalho é uma violência que me impressiona. Estas bestas não sabem que os trabalhadores não moram ao lado do local de trabalho? Que os médicos dizem que é precisamente 8 horas que se deve dormir? E o tempo para deslocações estar com a família (deve ser mais um incentivo à natalidade) e para comer fazer a higiene pessoal?

Por muitas dificuldades que passem custa-me muito a compreender os trabalhadores que furam uma greve destas (muitas vezes contratados só para isso), a falta de solidariedade de trabalhadores de outras empresas que se prestam a todo o tipo de ilegalidade, como por exemplo vazar lixos urbanos em aterros preparados para inertes. As minhas saudações para os que se recusam a cumprir esse papel, sabendo que poder vir a ter problemas, espero que sejam criados esquemas para os apoiar, contem comigo.