segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Imigração

Imigração: seis marroquinos expulsos por Portugal continuam detidos. [PÚBLICO]

Ao contrário de muitas pessoas com quem estou normalmente de acordo, penso que a expulsão é inevitável até por motivos humanitários. Qualquer outra atitude leva a que mais uns milhares se lancem ao mar e encontrem a morte na travessia, que para Portugal ainda é mais longa, alem disso fomenta a as máfias dos novos esclavagistas.

Mas isto não invalida que o Estado Português tenha o cuidado de não expatriar estes desgraçados para serem presos e muitas vezes serem vítimas de maus-tratos (no mínimo), têm que ser obtidas garantias que tal não acontece e se tal não for possível, então não deverão ser expulsos.
Isto não invalida a critica à condução de todo este processo de expulsão que se afigura bastante irregular. Nem é uma posição contra os imigrantes que se encontram entre nós com o objectivo de trabalhar. Já os que se encontram entre nós só como o intento da mendicidade e do crime não entendo como as nossas polícias são tão ineficazes quando os encontramos nos semáforos, sem necessidade de os procurar.

Sem comentários: