sexta-feira, 11 de abril de 2008

Regresso ao feudalismo

LNEC defende portagens para entrar em Lisboa

«para conseguir uma maior fluidez de trânsito em Lisboa, uma gestão mais eficaz do sistema de estacionamento urbano (com maior penalização nas áreas centrais), a alteração gradual do sistema de portagens em todos os acessos radiais, e eventualmente ‘road pricing’, serão instrumentos a utilizar certamente no médio e longo prazo, com efeitos positivos em todos os acessos à cidade»

Fiquei chocado com esta opinião esplanada no relatório e defendida em entrevistas pelo presidente do LNEC, principalmente após as suas brilhantes intervenções em defesa dos relatórios.

Porque defende o LNEC esta solução? Pelo menos é assim que é apresentado pela comunicação social.

Porque será que mais uma vez se defende que o direito de acesso depende do poder económico de cada automobilista? Só os ricos é que podem aceder à cidade, apenas se pretende que circulem em Lisboa viaturas de luxo de alta cilindrada e de tamanho XL? Será para melhorar a imagem da cidade?

Se o problema é o excesso de carros em Lisboa e o estacionamento selvagem então não seria lógico controlar o estacionamento? Quem não tem lugar para estacionar não levará os carros terá que utilizar os transportes públicos. Já hoje eu não me atrevo a levar o carro para lá das Avenidas de Berna e João XXI.

Fico triste por ver o LNEC entrar na moda neo-liberal atacando quem tem menos poder económico e apoiando os mesmos de sempre, os mais ricos.

Mesmo a solução de repressão do estacionamento não é totalmente justa, mas é-o muito mais. Uma polícia municipal activa que integrasse os actuais “sapinhos” da EMEL e reforçada com meios próprios, poderiam pôr em ordem o estacionamento com múltiplas vantagens, não só a redução de trânsito mas também a libertação de passeios para os peões e paragens para os transportes públicos.

A regressão social a que estamos a assistir, pelos vistos pretende-nos levar até à baixa idade média com cada senhor a cobrar portagens à entrada do feudo.

Estou à espera da lógica retaliação, ou seja portagens à entrada de Almada, Amadora, Loures, Oeiras, Odivelas e restantes municípios adjacentes, estes municípios têm obrigação de defender os seus munícipes retaliado no acesso aos seus centros, que em outra escala também têm problemas idênticos aos de Lisboa. Estará o cheiro do dinheiro a enlouquecer os nossos dirigentes? Vai ter muita piada a reactivação das Portas de Benfica, onde ainda existem os edifícios e a criação de um cerco de portagens mesmo que estas soluções sejam electrónicas, terão no entanto de ter solução para o tripeiro distraído de visita à capital.

Portagens segundo os rendimentos? A frase não é, impostos segundo os rendimentos?

Sem comentários: