quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Camas hospitalares

«Hospitais militares podem ajudar na gripe
Os hospitais militares podem vir a disponibilizar camas para tratar doentes civis em caso de se verificar um eventual agravamento dos casos de gripe. O anúncio foi feito numa altura em que se regista um aumento do número de internamento de idosos com infecções respiratórias e, em alguns casos mais graves, com pneumonia pleural.» [CM]

e a noticia da suspensão das cirurgias programadas para disponibilizar camas levantam-me duas questões:

1. número de camas, já bordada no post que transcrevo:

Novo Hospital de Todos os Santos

Novo hospital vai custar 337 milhões
«O Hospital de Todos os Santos, que ficará na zona de Chelas, na freguesia de Marvila, estará pronto dentro de quatro anos e vai substituir cinco hospitais actualmente existentes em Lisboa: S.José, Capuchos, Desterro, Santa Marta e Estefânia.
O edifício irá ocupar mais de 165 mil metros quadrados, contará com quase 800 camas, 22 blocos operatórios, oito salas de parto e 86 gabinetes de consulta externa. Terá uma área especificamente destinada ao atendimento pediátrico e outra dedicada às mulheres.» [Visão]

Fiquei intrigado com as 800 camas e logo na primeira pesquisa sobre o São José confirmei as minhas suspeitas, só este hospital tem 1600 camas, não contando com os restantes hospitais Capuchos, Desterro, Santa Marta e Estefânia.

Nada mal espero que não sejam tão sovinas com os cemitérios ou vai começar a cheira muito mal pelas ruas de Lisboa.

Internamentos por pneumonia
O ultimo crime foi o apelo à auto medicação, vamos ver quantas vidas vamos perder por pneumonia que poderiam ser diagnosticadas com uma simples auscultação.

Peço perdão por não perceber nada de saúde.

Sem comentários: