domingo, 4 de janeiro de 2009

José Gil - Entrevista de Leitura Obrigatória

«Há um combate entre o sorriso de José Sócrates e a crise mundial

- De José Sócrates. Mas que temos indícios. Um projecto de carreira pessoal. Isto é tudo muito pequenino, não estamos a falar de grandes cultos de personalidade nem de grandes regimes autoritários, nem nada. Seria á nossa medida mas seria qualquer coisa de novo. E repare como realmente há condições para um novo tipo de obediência ao poder.

CM – Neste momento reforçado com esta sensação de pânico e de crise que as pessoas estão a viver em que aparece o primeiro-ministro a dizer que vai salvar todos, não é?

- Absolutamente. E repare como é o único. Quando eu falo de autocratismo ou autocracia estou bem consciente que não estou só a falar do Governo, estou a falar sobretudo de uma pessoa. Isto pode parecer anódino, não significativo. Nós temos um Governo, mas um Governo cinzento, morno. Quem é que sobressai ali? Nada.» [CM]

Vale a pena ler quem pensa nos assuntos, podemos não estar sempre de acordo mas dá gosto de vez em quando, ler algo de inteligente.

No Rádio Clube:
José Gil considera que a onda de protestos nacionais incomoda o projecto pessoal de José Sócrates. Na grande entrevista Rádio Clube/Correio da Manhã, o filósofo adiantou ainda que há condições para um novo tipo de obediência ao Governo.

Sem comentários: