sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ainda por cima gozam com o pessoal

Eu ouvi na rádio, o que o i transcreve:

«As taxas de todos os escalões subiram um ponto percentual: a taxa reduzida aumenta pela primeira vez desde que foi criada para 6%; a taxa intermédia (aplicada na restauração, por exemplo) avança para 13% e a taxa normal sobe para 21%. O aumento da carga em IVA é visto por muitos observadores como algo que agrava as injustiças, logo penaliza todos da mesma maneira independentemente da classe de rendimento. Sócrates ripostou, de forma lacónica, contra uma pergunta de um jornalista que sublinhava o problema da iniquidade fiscal no IVA: "Há famílias que compram esses produtos, e podem pagar, e adquirem-nos a uma taxa de 5%, ora isso não é justo", disse ainda, referindo-se a bens como "pão, leite, Coca-Cola e Pepsi-Cola".»

Nem dá para comentar, mas fica aqui uma tentativa.
  • De quem é a culpa da coca-cola e pepsi-cola estar no escalão de 5%?
  • Será que ele pensa que por haver famílias que podem pagar os outros podem comer merda? Por esta lógica podia ter eliminado a taxa reduzida e aumentado o IVA para 50% pois há famílias que compram estes produtos e podem pagar.
Estão muito preocupado pela malta não poupar mais, mas além de darem uns juros miseráveis nos certificados de aforro ainda:

«Depósitos a prazo pagam mais

As taxas libertórias, que incidem, por exemplo sobre os rendimentos de capitais como os depósitos a prazo, vão ser agravadas em 1,5%. Na prática significa que, até 2011, a taxas liberatórias que agora são de 20% vão passar a ser de 21,5%.» [JN]

Mas se tiverem lucros na bolsa:

«Ganhar na bolsa paga mais imposto

Quem ganhar mais de 500 euros em bolsa no espaço de um ano pagará imposto sobre isso, a uma taxa de 20%.»[DN]

Ou seja pagas menos e só se tiveres mais de 500€ de lucro, não imagino quanto é necessário dar à guarda dos bancos ou Estado para obter 500€ de juros.

Sem comentários: